Um jovem cresce em Sarajevo na década de 1960, sob a sombra de seu bom pai, que está doente, e fica atraído pelo mundo dos pequenos criminosos. Estes contratam-no para esconder uma jovem prostituta e ele apaixona-se por ela.

Salvador Mallo é um diretor de cinema, que se vê obrigado a refletir sobre as escolhas que fez ao longo da sua vida quando o passado e presente desmoronam ao seu redor.

Em "Venuto al Mondo", Penélope é "Gemma", uma mãe solteira que acompanha o filho adolescente a Sarajevo atual, cidade natal de seu pai, morto durante a guerra da Bósnia. O filme é uma adaptação do romance de mesmo título da escritora italiana Margaret Mazzantini, mulher de de Castellitto

A história verídica de Kathryn Bolkovac, uma ex-policia do Nebraska, Estados Unidos da América. Foi trabalhar na missão de paz da ONU como pacificador na Bósnia do pós-guerra e que mais tarde veio a sair, depois de ser demitida por expor o envolvimento dos agentes da ONU (UN) no tráfico sexual no país, tendo ela processado os seus empregadores.

Durante uma viagem com o seu namorado alemão, Selma é confrontada com as recordações violentas da Guerra da Bósnia e da limpeza étnica a que a sua família foi sujeita.