Reconta a grande lenda da heroína chinesa mais conhecida por Hua Mulan – a filha de um general doente e acamado. Hua Mulan travará várias batalhas triunfantes em nome do seu pai antes de finalmente vencer a guerra e conhecer o amor da sua vida, que por sua vez descobrirá que é uma rapariga muito bonita.

No ano de 208, Cao Cao, o primeiro-ministro do imperador Han, o convence a declarar guerra aos senhores feudais do Sul da China, Liu Bei e o duque de Wu, Sun Quan, afirmando falsamente que estes são traidores. Amedrontado, o monarca cede aos desejos de Cao Cao e o nomeia comandante de todos os exércitos. Após uma grande vitótia contra os exércitos terrestres de Cao Cao, as forças combinadas de Liu Bei e Sun Quan concentram-se na fortaleza de "Zhou Yu" (Precipício Vermelho) e aguardam o confronto decisivo com um imenso batalhão compostas por 800 mil homens e três mil embarcações de guerra. Será uma batalha feroz onde a criatividade fará a diferença.

Norte da China: ao investigar um homicídio, o detective Zhang é gravemente ferido e forçado a aposentar-se. Passam cinco anos. Dão-se mais homicídios. Zhang, determinado a resolver o caso, apaixona-se por uma mulher misteriosa, Wu Zhizhen, que aparenta estar relacionada com as vítimas.