Um western clássico de John Ford, filmado em 1962, com uma história triangular que liga três homens: Tom Doniphon, o velho bom gigante de sempre, com a sua voz arrastada e o seu tom displicente e empedernido; Ranse Stoddard, um herói inesperado; e o vilão Liberty Valance. Quando o filme começa, dois destes homens estão mortos. Stoddard, advogado e homem de convicções fortes, conta a história em flashback a um curioso jornalista, para explicar porque é que se tornou conhecido como "O homem que matou Liberty Valance", o criminoso mais temido das redondezas. O filme ganhou um óscar para o melhor guarda-roupa em 1963.

Um pistoleiro a soldo é contratado para proteger uma cidade dos ataques de três criminosos.

Alfredo Garcia engravida a filha de um latifundiário mexicano que revoltado, oferece um milhão de dólares pela sua cabeça. Um músico fracassado descobre que Garcia já está morto e corta a cabeça do cadáver para receber a recompensa. O problema é que vários caçadores de recompensa saem atrás do homem. Genial filme do poeta da violência Sam Peckinpah, cheio de câmera lenta, violência estilizada e roteiro primoroso.

1878, Novo México. John Tunstall (Terence Stamp) recolhe jovens pistoleiros das ruas e os leva para trabalhar em seu rancho, além de ensiná-los a ler e educá-los. No entanto ele é um empecilho para um rico rancheiro, Lawrence G. Murphy (Jack Palance), pois ambos competem pela venda de carne. Um dia Tunstall é morto pelos capangas de Murphy e o juiz Wilson (Victor Izay) não pode fazer nada, pois o xerife Brady (Danny Kamin) é um dos capangas de Murphy. O advogado Alex McSween (Terry O'Quinn) persuade o juiz para nomear William Bonney (Emilio Estevez), Josiah Gordon Scurlock (Kiefer Sutherland), Richard Brewer (Charlie Sheen), Chavez y Chavez (Lou Diamond Phillips), Steve Stephens (Dermot Mulroney) e Charles Bowdre (Casey Siemaszko), que trabalhavam para John, como delegados com poderes para prender assassinos. Só que em vez de prendê-los Bonney os mata. Então os 6 amigos passam a ser caçados por forças do governo e caçadores de recompensa, com William adotando o nome de Billy, The Kid.

Em pleno século XIX Samuel Jones (Tommy Lee Jones) decide voltar para casa, após muitos anos ausente, numa tentativa de fazer as pazes com sua filha Maggie (Cate Blanchett). Maggie não vê o pai desde quando era criança, mas precisa de sua ajuda quando sua filha mais velha é sequestrada por Chidin (Eric Schweig), um psicopata que possui poderes místicos. Chidin já sequestrou outras crianças, sendo o responsável por uma grande quantidade de mortos no Novo México. Juntos, Samuel e Maggie precisam encontrá-la antes que Chidin atravesse a fronteira com o México.

Para os proprietários corruptos dos caminhos de ferro, Jesse James e Cole Younger são metediços, arruaceiros, ingratos e perfeitos candidatos para a forca. MAs para os habitantes oprimidos de Liberty, Missouri, eles são algo completamente diferente: heróis. Jesse, Cole e o seu bando de bandidos cavalgam para salvar os agricultores aterrorizados pelo esquema de apropriação da terra montado pelos proprietários dos caminhos de ferro em Pistoleiros Americanos, uma actualização do célebre mito do Velho Oeste americano protagonizado por Colin Farrell (Tigerland) no papel do carismático Jesse James, Scott Caan (Varsity Blues) no do impetuoso Cole. Ali Larter (O Último Destino) interpreta Zee, a corajosa mulher de Jesse. "Se eu tivesse que inventar o bando de fora-da-lei ideal," afirma o detective Allan Pinkerton (Timothy Dalton), "este bando esria o resultado." Embora não o tenha criado ele vai com certeza ter imenso trabalho para lidar com eles.