Um jovem americano de descendência germânica vai trabalhar na Alemanha ocupada, com seu tio, e logo vê-se envolvido no mundo subversivo da filha de um industrial. Uma das obras-primas do diretor Lars von Trier, filmado a cores e a preto-e-branco.

A jovem Emily Rose morre de causas desconhecidas e o Padre que a acompanhara nos últimos momentos é acusado de homicídio. Pouco tempo antes de morrer Emily sentira-se mal e dizia-se possuída. Quando os tratamentos médicos se revelaram infrutíferos recorreu ao Padre Richard Moore, qua a acompanhou até à morte. Esta é a história de Emily e dos seus últimos dias tal como a contaram em tribunal os que a conheceram.

O jovem padre Amaro (Gael García Bernal) acaba de ser ordenado e em breve irá para Roma continuar seus estudos, graças à boa relação que mantém com o bispo. Antes, contudo, deve trabalhar em uma paróquia. Ele é enviado para Los Reyes para atuar sob as ordens do padre Benito (Sancho Gracia), o vigário que aparentemente vive uma existência corrupta e contraditória. Lá Amaro conhece a linda e devota Amelia (Ana Claudia Talancón), filha de Sanjuanera (Angélica Aragón), dona do restaurante mais importante da cidade e amante do padre Benito. Diante do mundo real, Amaro é confrontado com a hipocrisia da Igreja, que condena as guerrilhas mas convive com chefes do tráfico de drogas.

Anos depois de ter sido libertada pelas forças do mal, a jovem Regan volta a ouvir vozes e a ter delírios. Com a ajuda de uma psicanalista, tenta curar-se, mas só mesmo com a ajuda de um exorcista poderá afastar de vez o demónio.