Marjane Satrapi (Gabrielle Lopes) é uma garota iraniana de 8 anos, que sonha em se tornar uma profetisa para poder salvar o mundo. Querida pelos pais e adorada pela avó, Marjane acompanha os acontecimentos que levam à queda do xá em seu país, juntamente com seu regime brutal. Tem início a nova República Islâmica, que controla como as pessoas devem se vestir e agir. Isto faz com que Marjane seja obrigada a usar véu, o que a incentiva a se tornar uma revolucionária.

Vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2007 e nomeado para o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro, "4 Meses, 3 Semanas e 2 Dias" é mais uma prova da vitalidade do cinema contemporâneo romeno que nos últimos anos tem arrecadado as principais distinções nos festivais internacionais de cinema. O filme conta a história de Otilia Mihartescu e Gabriela Dragut, duas amigas universitárias romenas de Bucareste. Quando Gabriela engravida, as duas garotas arranjam um encontro com Bebe num hotel, onde ele é contratado para fazer um aborto ilegal .

Guy Montag é bombeiro, numa sociedade isolada cujo governo proíbe os livros e a liberdade de pensamento. É o seu dever queimar todos os livros subversivos e a única fonte de informação permitida são hipnóticos écrans gigantes. Mas Guy vai apaixonar-se por Clarisse, uma rebelde que o leva a ler livros proibidos e a questionar as práticas do governo. Ele vai ter de decidir entre lutar contra o sistema ou pactuar com ele...

Um homem busca esperança em meio a uma sociedade distópica totalitária e repressiva que ele não consegue entender nem tolerar. Ele então se atreve a se apaixonar e é perseguido por ser culpado de um crime psicológico. Nem mesmo os recessos mais sombrios da mente podem se esconder do olhar frio e inquiridor do Big Brother.

Em uma sociedade futurística totalitária, controlada pelo "Big Brother" (Grande Irmão), o amor é proibido. Winston Smith é um funcionários do Estado, ele é responsável por reescrever a história, e ao apaixonar-se por Julia, é visto como rebelde, sofrendo tortura e lavagem cerebral pelo seu crime.

Primeiro filme dirigido por George Lucas, "THX" é um exercício cinematográfico, uma obra psicodélica sobre um futuro asséptico onde a população é forçada a viver em grandes cidades subterrâneas controladas por computadores. Coisas como o livre arbítrio, religião, desejos e sexo são proibidos. Todos são controlados por drogas que reprimem seus pensamentos e os deixam dóceis para fazer suas funções na sociedade de maneira que não interfira no equilíbrio das coisas. Até que o humano THX-1138 (Robert Duvall) e sua parceira desafiam o sistema não apenas para defender seu romance (que é proibido), mas para tentar escapar da cidade subterrânea e viver livres.