Olga Benário (Camila Morgado) é uma militante comunista desde jovem, que é perseguida pela polícia e foge para Moscou, onde faz treinamento militar. Lá ela é encarregada de acompanhar Luís Carlos Prestes (Caco Ciocler) ao Brasil para liderar a Intentona Comunista de 1935, se apaixonando por ele na viagem. Com o fracasso da revolução, Olga é presa com Prestes. Grávida de 7 meses, é deportada pelo governo Vargas para a Alemanha nazista e tem sua filha Anita Leocádia na prisão. Afastada da filha, Olga é então enviada para o campo de concentração de Ravensbrück.

O filme segue principalmente a famosa Batalha de Myeongryang de 1597 durante a 2.ª invasão Japonesa da Coréia (1592-1598), onde o icônico almirante Joseon Yi Sun-sin conseguiu destruir um total de 133 navios de guerra japoneses com apenas 13 navios restantes a seu comando. A batalha, que ocorreu no Estreito de Myeongryang ao largo da costa sudoeste da Península Coreana, é considerada uma das maiores vitórias do Almirante Yi.

Praga 1968 - Preocupar-se com coisas como a liberdade e a procura da felicidade são problemas para outras pessoas. Tomas, um talentoso cirurgião e mulherengo inveterado, está preocupado exclusivamente com a procura da paixão. O seu objectivo é apenas viver a vida com uma leveza de ser, sem se preocupar com problemas como compromissos ou a opressão Comunista. A busca pelo sexo deste jovem médico, e o seu encontro fortuito com o amor, torna-se uma parte integral da deslumbrante narrativa desta obra poética baseada no célebre romance de Milan Kundera, produzido para o cinema por Saul Zaentz (O Paciente Inglês, Amadeus) e realizado por Philip Kaufman (Os Eleitos, Henry & June). Daniel Day-Lewis, Juliette Binoche e Lena Olin formam o inesquecível triângulo amoroso que ocupa o centro do mundo de Tomas. O seu é um mundo em contínua mutação, feito de esperanças que morrem e renascem, e de vidas destruídas pela opressão e reacendidas pelo amor, profundoe amadurecedor.