Em a "Batalha por Sevastopol" seguimos de perto a história da mítica Lyudmila Pavlichenko, uma franco-atiradora soviética durante a II Guerra Mundial a quem se atribui a morte de 309 soldados alemães, sendo até hoje considerada a “sniper” feminina mais bem sucedida na história. Após um combate que a deixou ferida em 1942, Pavlichenko chegou mesmo a viajar para o Canadá e para os Estados Unidos, para uma visita pública, tornando-se a primeira cidadã soviética a ser recebida pelo presidente dos Estados Unidos, Franklin Roosevelt, que a recebeu na Casa Branca.
Quatro geologistas estão em uma expedição em busca de diamentes na Sibéria. Após um longo período e uma jornada cansativa eles conseguem a sorte grande e colocam no mapa uma mina de diamantes. O mapa deve ser devolvido a Moscou, na Rússia, mas no dia em que deveriam partir de volta para casa um incêndio acontece na floresta. O incidente acab causando estragos e os geólogos ficam presos na floresta.
Em 1938, Joan Stanley era uma brilhante estudante de Física da Universidade de Cambridge. Apaixonada por um colega com ligações ao comunismo, acabou por ser recrutada pelo KGB. Depois de décadas a passar segredos de Estado à Rússia, é descoberta pelo MI5 e em 1999 levada para interrogatório. A família e todos os que a conheciam ficaram estupefactos com a descoberta. Ao longo do interrogatório policial, Joan Stanley vai revivendo alguns dos momentos mais marcantes da sua vida, justificando, perante os filhos e as autoridades, os motivos que a levaram a trair o próprio país.