Após ser perseguido pelas ruas, o jovem Bastian, uma criança solitária que adora livros e tem problemas com outras crianças, refugia-se no alfarrabista Koreander. A sua inteligência e gosto pela leitura conquistam o livreiro, mas não o suficiente para que ele lhe permita ler um livro chamado "A História Interminável". Vencido pela curiosidade, Bastian leva-o para casa mesmo assim e mergulha nas aventuras de Atreyu, guerreiro que tem de percorrer o reino encantado de Fantasia para devolver a saúde à Imperatriz-Menina e impedir que uma força imparável, o Nada, destrua tudo o que existe. Mas à medida que imerge na leitura, realidade e a ficção tornam-se uma só e as atitudes de Bastian começam a ter peso no desenrolar das aventuras de Atreyu.

Em seu único papel no cinema, a diva Maria Callas vive a feiticeira Medéia, que mata o próprio irmão para fugir com o amado, Jasão, que roubara o velocino de ouro. Anos mais tarde, Jasão a abandona, para se casar com a jovem e bela flha do Rei Creone. Indignada, Medéia planeja uma terrível vingança contra Jasão.

Toula Portokalos é filha de emigrantes gregos, tem trinta anos e trabalha no restaurante do pai em Chicago, o Dancing Zorba's. A vida no restaurante e a vontade que o pai tem que ela case com um rapaz grego não a satisfazem e Toula vai procurar uma mudança com a ajuda da mãe. Tira um curso de informática, vai trabalhar para a agência de viagens da tia e, acaba por conhecer Ian Miller, um americano professor de liceu. O resto é a história do encontro entre estes dois mundos, o grego o americano contemporâneos, e das muitas cedências que um e outro terão que fazer para se compatibilizarem.