Joe, um jovem soldado americano, é atingido por um morteiro no último dia da Primeira Guerra Mundial. Ele repousa em uma cama de hospital em uma situação angustiante. Continua consciente, mas sem conseguir saber se está dormindo ou acordado. Apesar de tudo, não consegue parar de sonhar, rever suas memórias e refletir sobre o que irá acontecer consigo.

Quando a jovem Mathilde viu o seu noivo, Manech, partir para a guerra, ela sabia que ele podia nunca voltar... mas ela esperou por ele, convicta do seu retorno. A guerra foi, acabou, e ele não voltou: foi declarado como morto em combate e oficialmente enterrado, sem se ter dado a saber que, na verdade, foi condenado à morte por covardia e mandado para a Terra de Ninguém. Mathilde recusa-se a acreditar, movida por uma força maior que toda a esperança, e conduz um verdadeiro trabalho de detective para descobrir o que aconteceu com o amor da sua vida.

Num pequeno povoado francês, nos anos 20, vive o jornalista Julien Davenne, que dez anos antes perdera sua esposa. Ele junta todos os pertences da falecida num quarto verde, e quando um incêndio destrói o quarto, Julien constrói uma pequena capela dedicada a Julie e a outros mortos das cercanias. Este é um filme profundo, sério e desolado. Todas as cenas são envoltas em uma atmosfera densa, lúgubre e opressiva. É um filme árido, pausado, de tintas góticas, intimista e de difícil leitura para o grande público. Sobre ele reina a sombra de Robert Bresson, o professor de Truffaut. O Magnus opus de sua filmografia.

Quando uma dupla de cartógrafos Ingleses, Anson e Garrad, deve dizer aos moradores de uma aldeia galesa que sua montanha é apenas uma colina, a comunidade de Fynnon Garw fica extremamente ofendida. E se propõe a mudar isso. Em 1917 uma dupla de cartógrafos militares Ingleses, Reginald Anson (Hugh Grant) e George Garrad (Ian McNeice), está percorrendo o País de Gales fazendo medições da altura de diversas elevações para o novo mapa que o governo Britânico encomendou. E acabam chegando ao povoado de Fynnon Garw cuja pequena população tem muito orgulho de sua "Montanha". Porém após as primeiras medições verificam que a "Montanha" não atinge os 1.000 pés necessários para ter esse título. E devem dizer aos moradores da aldeia galesa que sua "Montanha" é apenas uma colina. A comunidade ofendida se propõe a mudar isso.