Em tempos de paz os samurais não eram necessários e estavam a viver em completa miséria sem uma casa para servir. Alguns pediam para realizar o haraquíri "hara-kiri" (seppuku) dentro das residências dos nobres apenas para lhes extorquir dinheiro, mas com pena dos guerreiros os senhores davam-lhes algum dinheiro e mandavam-nos embora. Um nobre recebe um jovem samurai com esse mesmo propósito e decide obrigá-lo a tirar a sua própria vida.

No Japão do século 16, os camponeses Genjuro e Tobei vendem as suas panelas de barro para um grupo de soldados numa vila próxima, desafiando a advertência de um sábio local contra a tentativa de lucrar com a guerra. A busca de Genjuro por riquezas e a misteriosa Lady Wakasa, assim como o desejo de Tobei de se tornar um samurai, correm o risco de destruir tanto a si quanto as suas esposas, Miyagi e Ohama.

Seibei Iguchi (Hiroyuki Sanada) é um samurai de 2º escalão que presta serviços ao clã Unasaka. Sua esposa morreu de tuberculose e suas duas filhas, Kayana (Miki Itô) e Ito (Erina Hashiguchi), dependem dele para sobreviver. O divórcio de Tomoe (Rie Miyazawa), seu amor de infância, faz com que entre em confronto com seu ex-marido, um samurai de grande reputação. Após vencer o duelo empunhando apenas uma espada de madeira, Seibei ganha respeito e é convocado a eliminar um poderoso inimigo.

No segundo filme da Série Lobo Solitário e Filhote, Ogami Itto, contratado pelo clan Yagyu, enfrenta um grupo de mulheres ninja e precisa assassinar o traidor que planeia vender os segredos do clan ao Shogunato.

Quando o corpo do seu pai foi roubado do túmulo, Afro (Samuel L. Jackson) retoma a sua espada novamente para destruir um exército de inimigos mortais liderados por um sádico líder. E também tendo que enfrentar a fúria de Sio (Luci Lyu), uma habilidosa guerreira que busca ressuscitar seu irmão Kuma para exterminar Afro. O personagem foi criado pelo artista de mangá Takashi Okazaki e a produção executiva da animação é do ator Samuel L. Jackson, que também faz a voz do personagem principal. A atriz Lucy Liu atuará dessa vez como a vilã, chamada Sio, descrita como "uma sádica e sedutora mente do mal que trama destruir o Afro Samurai". Ainda fazem parte do elenco de vozes nomes como Mark Hamill e Yuri Lowenthal. A história mostra um samurai negro que luta para vingar a morte de seu pai, em um mundo onde a tecnologia e o duelo de espadas coexistem.