Garotos conta a estória de Sieger, um garoto de 15 anos que descobre o amor nas férias de verão, Sieger entra para o time de atletismo, quando conhece o intrigante e imprevisível Marc. A amizade que se desenvolve parece nada fora do comum, mas Sieger secretamente tem sentimentos mais fortes para Marc.
Em um subúrbio de Londres, o jovem Jamie está fugindo das horas de esporte, para evitar ser vítima de seus companheiros. O jovem Ste, seu vizinho, é espancado pelo pai e chega a dormir da noite para o dia. Eles descobrem novos sentimentos, dormindo na mesma cama.
Madeline de 18 anos, é literalmente alérgica a quase tudo. Em vez de ir para a universidade, está presa em casa sob o olhar atento de uma mãe super protectora. Toda a sua vida é controlada ao milímetro: com quem está, o que come... Nem sequer pode pensar em sair à rua. Madeline aceitou pacificamente esta forma de vida e entretém-se a ler livros, a ver filmes e a desenhar. Um dia, Olly muda-se para a casa ao lado e tudo muda.
Na pacata Åmål, Elin é a garota mais cobiçada do colégio. Sua fama enlouquece os garotos, que a desejam como um objeto. Já Agnes é novata na cidade. É inteligente, culta, bonita, mas não faz o tipo "popular" e não se identifica com a turma. Seu diário revela que seus desejos e paixão platônica pertencem a Elin. Quando esta chega para a frustada e vazia festa de aniversário de 16 anos, Agnes se recompõe, e mais tarde, choca-se com a atitude de Elin que, inesperadamente, lhe dá um beijo. A partir de então, uma crise de identidade e opção sexual passa a fazer parte da intimidade das duas garotas, que se vêem apaixonadas, mas não sabem como assumir a relação.
Com o aproximar do final da escola secundária, a enérgica, mas cabeça no ar, Kitashirakawa Tamako só tem uma preocupação: conseguir a melhor actuação no Festival de Marcha de Usagiyama. Mas não demora a ser confrontada com a realidade de que todas as suas amigas têm planos para o futuro, ao contrário de si que se vê a trabalhar no restaurante da família. Sob o mesmo céu brilhante, Ooji Mochizou pretende ir estudar para a universidade de Tóquio, deixando para trás família, amigos, e o seu primeiro e único amor, Tamako. Infelizmente, este tímido admirador não consegue declarar o seu amor e Tamako não compreende o que causa tanta angustia neste seu amigo. Com o tempo a esgotar-se, Mochizou deve confessor os seus sentimentos ou jamais verá concretizado o seu sonho de um romance.
Susie Salmon era uma jovem que tinha apenas 14 quando foi assassinada em Dezembro de 1973, no caminho da escola para casa. Após a sua morte ela continua a vigiar a vida da sua família enquanto o seu assassino continua à solta. Aprisionada num outro prodigioso, mas misterioso mundo, Susie descobre que tem de escolher entre o seu ânsia de vingança e o seu desejo de ver a dor dos seus entes queridos sarar e estes prosseguirem com as suas vidas. O que começa como um chocante homicídio transforma-se numa viagem plena de imaginação e expectativa através dos laços da memória, do amor e da esperança...
Diane parece estar com a vida feita: melhor estudante da sua turma, tem uma bolsa de estudos na Inglaterra assegurada. Até que, no último verão antes de viajar, conhece Lloyd, um simpático rapaz com boas intenções, mas que não tem a mínima ideia do que quer fazer da sua vida.
Um adolescente vindo do campo em busca de uma vida mais agitada, acaba se encrencando com um chefe de um grupo de delinquentes. Baseada na vida real do assassino Bruce Johnston, Sean Penn e Christopher Walken interpretam magnificamente a saga de uma criminosa e violenta família americana.
O jovem Eric (Chris Stafford), de 17 anos, começa a despertar para sentimentos que até então desconhecia durante as férias no verão de 1984 em que ele e mais a sua melhor amiga Maggie (Tina Holmes) começam a trabalhar no refeitório de um parque de diversão. Enquanto que todos pensam que ele e Maggie namoram, Eric começa a simpatizar-se com o colega de trabalho Rod (Andersen Gabrych) que sem qualquer receio assume-se como gay perante todos. Ao começar um novo ano escolar, Eric começa a passar por várias transformações e muda radicalmente de visual na esperança de conseguir afastar os seus sentimentos. Mas quando começa a descobrir que é de homens que ele gosta, Eric começa a entrar num mundo diferente, mas que o faz sentir-se muito bem.
Halley Martin (Mandy Moore), de 17 anos, conheceu numerosas histórias de amor que fracassaram. Seus pais acabam de se divorciar, sua mãe Lydia (Allison Janney), está amargurada porque está sozinha, enquanto seu pai Len (Peter Gallagher), locutor de uma rádio local, neutraliza a crise dos quarenta fugindo com uma jornalista da emissora muito mais jovem que ele. Sua irmã Ashley, vai se casar com um homem com o qual discute constantemente e sua melhor amiga, Scarlett, não consegue esquecer seu primeiro namorado. No entanto,depois de um grave acidente, o destino lhe oferece a prova de que uma grande paixão é possível.