Adeus Minha Concubina abrange 53 anos, apresentando a vida de dois homens contra o pano de fundo histórico de um país em convulsão. Trata-se da história de Dieyi e Xiaolou e como suas vidas são afetadas pela invasão japonesa da China na década de 1930 e a vitória dos comunistas, em 1949. Uma multidão está assistindo a um grupo de meninos de uma escola de dança, de Ópera Pequim realizada na rua, supervisionado pelo seu velho diretor, Mestre Guan. Um dos meninos, Laizi, tenta fugir, e a multidão começa é insultá-los. O líder da multidão empurra o Mestre Guan. Um dos rapazes da trupe, Shitou, distrai a multidão, quebrando um tijolo na sua cabeça, e assim a multidão dispersa e aplaude a trupe, mas Shitou é posteriormente punido por tal façanha.
Em Nova York, um jovem é um promissor jogador de basquete, mas logo se afunda no submundo das drogas e, para manter o seu vício, ele rouba e se prostitui.
O Professor Grady Tripp não podia começar pior o fim-de-semana: não consegue terminar o romance em que trabalha há vários anos, a sua jovem esposa abandona-o, a amante confessa-se grávida dele, o seu editor chega de Nova Iorque disposto a pressioná-lo, e o seu aluno mais dotado mata acidentalmente o cão do director do departamento de Inglês.